quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desenho da Curva de Demanda - 1º Semestre




Trabalho socilitado para desenvolver o conteúdo de introdução a microeconomia,ministrada pela professora Rosana Zau Mafra,período noturno da Universidade Federal do Amazonas.


O produto escolhido para desenhar a curva de demanda foi o guaraná por ser tratar de um produto típico da amazônia.




Atividade prática sobre a curva de demanda - DATA


Produto: GUARANÁ EM PÓ


Porque Tomar Guaraná em Pó?

Não é difícil
encontrar pelas ruas de Manaus pequenos pontos de venda do chamado guaraná em pó,que na verdade trata-se da mistura do pó da semente do guaraná com o que o cliente desejar (a gosto).
O guaraná é um produto elaborado a partir das sementes de Paullinia cupana, planta originária do Amazonas, cujas propriedades já são bastante conhecidas pelos indígenas brasileiros como afrodisíaco tônico e estimulante geral. É a planta com a maior concentração de cafeína, acima de 4%.
As principais ações do guaraná no organismo devem-se à diversas substâncias, especialmente a cafeína, que é estimulantes do sistema nervoso central (SNC), devido a ação pronunciada destas substâncias sobre o metabolismo celular O guaraná, devido ao seu elevado teor de cafeína, que estimula a SNC, aumenta sobremaneira o poder de concentração, por isto é bastante utilizado por estudantes.
É também ideal como estimulante nos casos de cansaço, fraquezas em geral, indisposições, estresse físico e mental, prisão de ventre, eliminação de gases digestivos, problemas geriátricos, e como preventivo do envelhecimento precoce. Entretanto, pessoas cardíacas ou hipertensas somente devem usá-lo sob supervisão médica. Também não é recomendado para indivíduos com úlcera péptica ativa.

A escolha do produto e os fatores determinantes da demanda

Diante do que foi apresentado acima a respeito do produto,uma dinâmica em sala foi realizada com intuito de exercitar os conceitos de oferta e demanda.
Foi oferecido três copos de xarope de pó de guaraná para a turma e o preço foi sendo elevado até conseguirmos o equilibrio de mercado, ou seja, 3 compradores para 3 copos do xarope.
O resultado obtido encontra-se apresentado
na tabela 1 e no gráfico 1:


Q
P
16
0,50
10
1,50
3
0,25




Mas informações sobre o guaraná:

planetaguarana.com.br/?page_id=53
belezaesaude.dae.com.br/guarana-em-po/
www.informacaonutricional.net/nutricao/guarana-em-po/


Grupo Composto por: Francisco Rocha;Joice Cordova;Keise Franco;Laís Cosmo Lopes;Matheus Vital;Ubiratan Nogueira;Wellen Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário